Notícias

Instituto Educa Brasil na mídia

O Parque Várzeas do Tietê, anunciado pelo governo estadual em 2009 como o maior parque linear do mundo e como solução para as enchentes na várzea do principal rio que corta a Grande São Paulo, foi parar na Justiça. O Ministério Público Estadual (MPE) está processando o governo desde maio, por causa de supostos danos ambientais que as obras do parque estão causando.

Ministério da Cultura dá início às atividades culturais dentro da programação da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável na Rio+20. Assista o vídeo:

O Instituto Educa Brasil pediu na Justiça a suspensão imediata das obras de instalação do novo terminal portuário no Porto de Santos, na área conhecida como “Lixão da Alemoa”. Isto porque o processo de descontaminação do local, que serviu como depósito de lixo por cerca de 50 anos, não foi feita devidamente e a construção do terminal representa um risco para os trabalhadores do local e para o ambiente.

Entrevista com Marco Antonio Negrão Martorelli, advogado da empresa responsável pela descontaminação do lixão da alemoa.

Advogado da empresa Brasil Terminal Portuário dá entrevista, confira na íntegra:

A ONG Educa Brasil entrou com uma Ação Civil Pública contra o Porto de Santos. A ONG denuncia possíveis irregularidades no processo de construção de um terminal portuário de contêineres, onde funcionou, por muitos anos, o Lixão de Alemoa, o mais antigo aterro sanitário da cidade, que acabou sendo concedido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) à iniciativa privada.

Falhas na descontaminação do lixão da Alemoa coloca em risco a saúde de trabalhadores e do meio ambiente da região.

Confira entrevista com Dr. Paulo Morais, advogado da ONG Instituto Educa Brasil e conselheiro estadual da OAB São Paulo:

A ONG Educa Brasil denuncia irregularidades na maior obra do porto de Santos: Justiça Federal pede explicações à CODESP e IBAMA sobre liberação de construção de um novo terminal portuário em local considerado o maior passivo ambiental do Estado de São Paulo. A ONG Educa Brasil impetrou na última semana uma Ação Civil Pública na 1a Vara Federal de Santos, denunciando possíveis irregularidades no processo de construção de um terminal portuário de contêineres, onde funcionou por muitos anos o Lixão da Alemoa. Leia mais acessando o link: http://www.diariodolitoral.com.br/edicao/4609/index.html?PageNumber=1

Um projeto da ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública) mostra que para erradicar os lixões serão necessários perto de R$ 2 bilhões e a construção de 256 aterros de grande porte e 192 de pequeno porte. Isto seria para cumprir a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Visando como principal meta a erradicação de todos os locais impróprios que se despeja lixo pelo Brasil (depósitos de lixo a céu aberto que não dispõem de sistemas de proteção ambiental adequados) e que sejam substituídos por aterros sanitários, instalações ambientalmente adequadas para o manejo e depósito de rejeitos, até agosto de 2014.